+RIO +ELOGIO

+RIO +ELOGIO

Você sabia que você pode melhorar o atendimento do Brasil? E o que você tem que fazer é bastante simples?

Antes de compartilhar como você pode contribuir para esta missão desafiadora, cabem algumas perguntas: você concorda que a qualidade dos serviços precisa melhorar bastante por aqui? Que um serviço mal prestado, público ou privado, é capaz de te incomodar bastante? Afinal, quem nunca recebeu uma cobrança indevida, precisou de um hospital e ficou horas aguardando o atendimento? Quem nunca foi a um banheiro imundo num posto de gasolina? Quem nunca teve dificuldades para cancelar um plano de saúde ou um plano de telefonia celular? Quem nunca pediu um prato em um restaurante e o garçom trouxe outro? Ou a sua comida chegou bem mais cedo que a da sua namorada (o) e ficou aquele desconforto na mesa? Quem nunca pediu uma cerveja que veio quente? Ou veio com o copo sujo? Quem nunca se chateou com aquele gerente do banco, pra lá de insistente, oferecendo produtos que você não quer?

Melhor eu parar de dar tantos exemplos, senão vai achar que eu sou uma pessoa deveras pessimista, que acha que tudo esta perdido neste país. Ao contrário: é possível um Brasil servindo muito melhor, é possível sim melhorarmos bastante a qualidade do atendimento por aqui.

Melhorar o atendimento? Como? Não é uma coisa só que precisa ser feita. Não tem solução mágica, nem rápida. Mas o ponto de partida para essa grande mudança, esse sim é simples. Mesmo. Basta que você, consumidor, seja mais exigente, mais crítico, cricri mesmo, que exija mais recompensas em função do dinheiro que gasta todo santo dia.

O cliente tem um poder enorme! Poder que pode ser muito mais bem aproveitado. O cliente tem que ser mais ativo na hora de criticar quando é mal atendido. Ao mesmo tempo pode contribuir bastante elogiando quando passa por experiências prazerosas, positivas, inesperadas, experiências surpreendentes. – Uma pausa – Quando foi a última vez que você elogiou um vendedor, um atendente ou uma empresa?

A missão da campanha “+Rio+Elogio” é iniciar uma mudança de comportamento social, mudança de cultura, estimulando o carioca e o brasileiro a ser mais ativo no dia a dia, reconhecendo com maior frequência as boas experiências de serviço e de atendimento. Que seja o começo de uma longa maratona onde o cliente se manifeste mais, e o empresário se interesse mais em ouvir o cliente, em entender o que o incomoda e o que o agrada. Parece óbvio, mas não é. Entender verdadeiramente o sentimento do consumidor.

O ambiente de negócios neste país é hostil. Ocupamos a 80ª posição do ranking de competitividade elaborado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral no ano de 2017, entre 137 países. O empresário brasileiro é um herói só por existir, por (ainda) estar vivo. As dificuldades que encontram, desde a fundação da empresa, burocracias, carga tributária, legislação trabalhista, são tão severas, que realmente fica complicado para entregar um atendimento de excelência na ponta, cara a cara com o cliente. Apesar de tudo isso, há exemplos de excelência, casos que merecem reconhecimento público, aplausos.

Por que surgiu a campanha “+Rio+ Elogio”?
Criticar o Rio, falar mal do Brasil, é fácil. Claro que não somos míopes, que a conjuntura social não está exatamente ótima por aqui, começando pela violência urbana que deixa grandes centros em frangalhos. Reclamar da vida o tempo todo, verbalizar o pessimismo, atitudes na linha do “ó vida, ó céus, ó azar” não ajudam em nada. Chegou a hora da virada! E nós, como cidadãos, não podemos esperar que aconteça uma melhora sem que a gente se empenhe para que as mudanças aconteçam. Desta forma surgiu o projeto “+Rio+Elogio”. Valorizar o que temos de bom é um excelente começo para mudarmos o cenário de atendimento no Brasil.

O Rock in Rio, por exemplo, é um baita exemplo de sucesso no meio do caos carioca. Parabéns demais para todos que tornaram esse sonho possível desde 1985. Aliás, o Rock in Rio edição 2017, através do CEO Luís Justo, do Gerente de Operações, Marcio Cunha e da sua (maravilhosa) equipe, deram um apoio enorme para o lançamento da campanha “+Rio+Elogio” em pleno festival! Incrível!

O feedback positivo, o elogio, traz benefícios práticos para quem elogia e para quem é elogiado. O elogio é poderoso. “O poder da pesquisa positiva”, artigo publicado na prestigiada revista Harvard Business Review de fevereiro de 2017 indica que organizações que estimulam seus clientes a refletir sobre boas experiências aumentam as suas vendas, e que este aumento pode chegar a 32%. Trinta e dois porcento! Os benefícios vão muito além das vendas. O estudo liderado pelo professor de marketing Sterling Bone, da Huntsman School of Business (Utah, USA), reforça que a maioria das empresas, tradicionalmente, faz pesquisas de satisfação do consumidor com uma abordagem pessimista, focada em problemas, em identificar possibilidades de melhorias, ou, simplesmente, para permitir que as pessoas descontentes desabafem. Focam em “recuperação de serviços”. Há, entretanto, uma tendência que vem ganhando bastante força na última década de pesquisadores focados em perguntar aos clientes precisamente “o que deu certo?” Esta abordagem otimista, pra cima, ainda segundo Bone, é inspirada em ensinamentos bíblicos que alertam sobre o poder da gratidão. Bone inovou ao levar estes conhecimentos para o marketing. A pesquisa positiva fortalece na memória dos indivíduos experiências prazerosas e torna-as mais acessíveis no futuro. Provoca um efeito psicológico que torna mais difícil aos clientes criticar uma marca depois de ter expressado admiração. E mais, expressar gratidão, verbalizar um elogio, pode aumentar a sensação de bem-estar dos clientes e, seguramente, é uma forma muito eficiente de construir relacionamentos duradouros com organizações.

Fica aqui o convite para você abraçar a campanha “+Rio+Elogio” agora mesmo. Elogie mais quem merece. Levantamos esta bandeira do bem e precisamos de apoio pra ela brilhar lá no alto. Elogie o garçom, a vendedora, a farmácia, o shopping, o cinema, o vendedor de coco. Elogie quem te servir com excelência, quem o trata de forma diferenciada. Exercitando a gratidão, o amor ao próximo, você vai dar uma injeção positiva na autoestima destes profissionais. E você vai se sentir bem também.

Todo ser humano gosta de ser reconhecido, de ser amado, de ser elogiado. O elogio, um a um, vai trazer um benefício gigante para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil. Nós merecemos viver em um lugar mais azul. Mais agradável. Nossa cidade tem uma excelente oportunidade, agora, junto ao calendário de eventos para 2018, conhecido como Rio de Janeiro a Janeiro para levantar o astral do carioca. Venha conosco. Elogie mais, de Janeiro a Janeiro. +Rio+Elogio!

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