Os efeitos do elogio

Os efeitos do elogio

Como vimos no post anterior, as empresas sempre buscam demasiadamente identificar possibilidades de melhoria ou ouvir o motivo de insatisfação de seus clientes com o seu produto ou serviço, esquecendo-se por inteiro de focar em também ouvir as coisas as boas sobre o que o cliente tem a falar da empresa.

O elogio é crucial no ambiente de negócios, por isso, procurar sempre ouvi-lo é importante. Com ele, as empresas aproximam-se de seus clientes e vice-versa. Ele traz benefícios práticos tanto para quem elogia, quanto para quem é elogiado. Para as empresas, por exemplo, a ação se reflete no aumento das vendas. E para os clientes, uma conexão com a marca, uma sensação de bem-estar.

Uma das várias explicações possíveis oferecidas pelos pesquisadores a respeito do elogio e o seu efeito é a respeito da maleabilidade da memória, onde relatam que as empresas ao pedirem que seus clientes relatem episódios positivos, podem fortalecer a memória dessas experiências e torná-las mais acessíveis no futuro, estimulando a percepção geral dos clientes sobre elas. A dissonância cognitiva, ou o desconforto gerado nas pessoas quando mantêm crenças contraditórias é também uma das explicações. Para os pesquisadores, com esse efeito psicológico, é mais difícil que os clientes critiquem uma marca depois de ter expressado admiração. Para Hilary Hendrincks, MBA da Brigham Young University, elogiamos o que gostamos, e gostamos do que elogiamos.

Quando perguntados se essa manipulação é ética, os pesquisadores argumentam que as empresas devem ver a técnica não como um meio de manipular percepções, mas como uma maneira de construir relacionamentos. Eles também reconhecem que a dúvida de ser uma manipulação ética ou não deve ser investigada.

E você, tem buscado também o elogio dos seus clientes? O que acha sobre o assunto? Conte pra gente! Queremos saber!

Não se esqueça de baixar o cricri. O app que é a sua ouvidoria! Disponível na AppStore e no Google Play.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *